RSS

Desvendando o País das Maravilhas: Inspirações ( Parte III )


No post anterior eu lhes contei algumas das origens e inspirações dos personagem  que aparecem no livro Alice no País das Maravilhas. Hoje, vou mostrar alguns dos lugares e acontecimentos que inspiraram o próprio País das Maravilhas.

Capítulo I, " Descendo pela Toca do Coelho "

A toca do coelho tem duas inspirações possíveis. A primeira,é a grande escada espiral localizada no refeitório de Oxford. A segunda, a imagem de um grifo perseguindo um coelho dentro de sua toca, no qual Dodgson poderia ter tido contato, na Ripon Cathedral, em Yorkshire. 





A porta da foto deve ter sido a pequena porta na qual Alice encontrou atrás das cortinas  logo no início do livro. Atrás da porta está o Dean's Garden, lugar em que era freqüentado pelas irmãs Liddell.  A porta separa o Dean’s Garden da Cathedral Garden, sendo esta pode bem ser chamada de ‘Wonderland’.  A Cathedral Garden era um local proibido as irmãs, podendo a elas, apenas olhar o jardim através da janela de seus quartos.



Capítulo V,  " O Conselho de uma Lagarta "

 Alice, após comer um dos pedaços do cogumelo, ganhou um imenso pescoço. Olhem a decoração de uma das lareiras de Oxford, e imaginem de onde veio a inspiração.

 



Capítulo VI,  " Porco e Pimenta "

Alice se depara com um peixe falante. A idéia surgiu de uma atração que Alice Liddell viu quando estava em uma feira.

A árvore em que o Gato de Cheshire aparece sorrindo é uma velha castanheira, encontrada no pátio de Christ Church.




Capítulo VII, " Um Chá Muito Louco "

Na história contada pelo Arganaz, ele menciona um poço de melaço, este no qual teve origem na lenda de St. Frideswide, uma princesa local. Os nomes dados as irmãs ( Elsie, Lacie e Tilie ), são referencias as irmãs Liddell. Elsie vem das inicias de Lorina Charlotte; Lacie é uma transformação de Alice; Tilie é uma abreviação para Matilda, um apelido que as irmãs deram a Edith.


Lendo atenciosamente o livro, percebe-se que a data no qual a história se passa, é o dia do aniversário de Alice Liddell: 04 de Maio.
Seguem-se os trechos no qual é possível de identificar isso:

“ A Lebre de Março será muito mais interessante e talvez, como estamos em Maio, não esteja louca de atar... pelo menos, não tão louca como estava em Março. “

“ O Chapeleiro foi o primeiro a quebrar o silêncio: ‘Que dia do mês é hoje ?', 
disse, virando-se para Alice.
(...)
Alice pensou um pouco e depois disse: ‘É dia quatro.' ” 








´Para aqueles que tem interesse, e um dia forem a Inglaterra, a Alice in Wonderland Shop oferece uma tour por Oxford, contando com detalhes o que cada local significou para o livro.








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.