RSS

Arte Tumular - O Poder da Morte

"Entre jazigos, esculturas angelicais e lápides olvidaras, esculpidas em bronze ou então no mais puro mármore  adormece mais que pessoas falecidas. Está presente, lá, uma cultura sombria,bela e com o mais autêntico sentimento."


Fotografia por : Thiago Gravana Couto
 O termo "Arte Tumular" ou "Arte Funerária ou Arte Cemiterial"  são designados para indicar as estatuetas de Anjos, lápides, mausoléus entre outras obras que são encontradas no cemitério. As magnificas esculturas esculpidas em Mármore, bronze , ferro fundido e  granito. Atingiu sua culminância durante os séculos XVIII e XIX. Hoje sendo menos usada nos cemitérios-jardim ( Os típicos cemitérios Norte-Americanos que não possuem a presença das estatuas)

  A morte, apesar de ser um fato biológico, causa muita angústia e desespero para aqueles que tinham vínculos afetivos com aquele que partiu. O poder da morte, além de nos obrigar a fazer reflexão profunda, desperta sentimentos que por muitas vezes, jamais foram vividos pela pessoa que sofreu a perda. E isso fez com que, uma arte tão pouco conhecida e sombria, uma das mais belas e com os sentimentos mais pesados, reais. Para se ter ideia de tamanha tristeza que era a perda de uma pessoa durante o século XIX , a Rainha Vitoria ( 1837 - 1901 ) após a morte de seu marido ( 1861 ) passou um longo tempo afastada, comprido seu cargo de chefe de estado, mas eram raras sua aparição em publico, além de ter passado o resto de seus dias usando o luto-vitoriano em lembrança de seu falecido marido.   

A Simbologia:

Cada estatua representa alguma coisa, anjos, guirlandas, escadas. Cada família enterra seus entes queridos pensando naquilo que ele lutou durante a vida, e na esperança do descanso eterno para sua alma. Eis alguns significados:
.
• Anjo apontando aos céus: Entende-se que o falecido era uma pessoa boa, e desejasse que ele vá diretamente ao paraíso.

 Anjo pensativo: Quando estás com as mãos na cabeça, no queixo ou até então com uma expressão pensativa, significa que está refletindo sobre a vida do falecido na terra, e sua alma merece ou não a absolvição dos atos na Terra.

• Guirlanda: Representa o triunfo da vida sobre a morte.

• Coluna partida: Representa o túmulo do último membro de uma família tradicional.

• Escada: Com intervalos entre degraus finos e largos, representa a vida de altos e baixos do falecido.

• Cruz: representa a interseção do plano material com o transcendental em seus eixos perpendiculares.

• Vaso: Representa o corpo separado da alma ( Geralmente representado vazio)

• Flores, folhas e frutos: representam a vitória da alma humana sobre os pecados e a morte. São associados com frequência à nobreza, à beleza e à precocidade.


Mausoléus 


Mausoléu de família Classe-Média
   Os mausoléus são muito comuns em países da Europa ou então nos próprios cemitérios brasileiros, são muito utilizados para enterrar todos os membros da família após a morte, sendo assim, a casa deles para o descanso eterno. Muito utilizado para enterrar famílias da Alta Classe ou então famílias nobres. Mas também tem o caso de artistas serem enterrados nos mesmo, assim como Dercy Gonçalves e Michael Jackson.


Galeria













  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.