" Timothy William Burton (Burbank, 25 de agosto de 1958) é um cineasta americano. Trabalha usualmente com temáticas sombrias. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S. S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Nesse período Tim Burton criou e dirigiu seu primeiro curta-metragem Vincent. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos. "
Abaixo veja a resenha de 10 filmes principais de Tim Burton, não necessariamente nessa ordem.
10- Batman (1989)
Bruce Wayne, ainda quando criança teve os pais assassinados por bandidos. Já adulto, resolve gastar toda sua fortuna combatendo o crime de Gotham City como Batman, o Homem-Morcego. Seu maior desafio aparece quando Coringa, um novo bandido, tenta controlar toda a cidade através de um novo cosmético suspeito.
Um filme com boa direção, um clima sombrio e um visual gótico tornaram-se referência para uma leva de filmes baseados neste e em outros heróis dos quadrinhos.
09- Batman - O Retorno (1992)
Max um poderoso milionário, tenta eleger prefeito um deformado ser conhecido como Pinguim, para assim poder manipular Gotham City. Bruce Wayne percebe as más intenções de Max, quando este tenta jogar a cidade contra ele. Nesse caminho ainda aparce uma misteriosa mulher conhecida como Mulher-Gato, que tem ligações com o problemático Pinguim.
Nesse filme o diretor exala todas as suas principais características mostrando uma Gothan City decadente e fria, além dos personagens memoráveis como o Pinguim, e a mulher gato, todo o filme se passa a noite o que contribuiu para o clima gótico do filme!
08- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)
Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleep Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive Ichabod Crane (Johnny Depp), um determinado oficial de polícia. Os métodos de Ichabod serão postos a prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.
Um ótimo suspense, esse filme possui uma fotografia linda e bem sombria, com uma atuação perfeita dos atores.
07- Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)
Em Londres no século 19 um barbeiro é feliz com sua família, quando é mandado para a prisão injustamente por um juíz interessado em sua esposa. 15 anos mais tarde ele volta de um exílio na Austrália sob uma nova identidade. Com sede de vingança ele monta uma barbearia na qual corta a garganta de seus clientes, fornecendo carne para as famosas tortas de sua vizinha.
Esse filme com certeza é uma ótima comédia musical para lá de negro.
06- A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Dono de uma fábrica de doces, Willy Wonka sorteia convites para cinco crianças conhecerem sua misteriosa fábrica. Nessa visita ele coloca em teste a personalidade de cada criança afim de que só um deles poderá receber um prêmio maior no final.
Remake do clássico de 1971 traz uma estética colorida e alegre, diferente das características clássicas de Tim Burton.
05- Os Fantasmas Se Divertem (1988)
Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland e Adam Maitland se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles e Delia Deitz, um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acabam em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz, a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice, um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.
Um filme bem engraçado e que alavancaria a carreira do diretor!
04- Edward Mãos de Tesoura (1990)
Peg Boggs, uma vendedora de produtos Avon, tem um dia difícil, mas mesmo assim não desanima e resolve visitar um velho castelo no final da rua. Chegando lá, encontra Edward, um jovem que possui mãos de tesoura, que foi criado por um inventor já falecido. Peg sente pena e resolve ajudar seu novo amigo que acaba sendo querido por uns, mas perseguido por outros.
Um dos principais filmes do diretor, um verdadeiro conto de fadas gótico, com um belo enredo e fotografia, além de uma ótima atuação de Johnny Deep, levou uma indicação ao óscar de melhor maquiagem perdendo para Dick Tracy.
03- A Noiva Cadáver (2005)
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
Esse filme possui um roteiro bastante inteligente, com personagens criados a partir de stop-motion, o filme é esteticamente bem trabalhado e possui um cenário bastante sombrio. Na versão original as vozes soam perfeitamente bem, e Johnny Deep novamente aparece criando uma voz meiga e consistente para o personagem principal.
02- Alice no País das Maravilhas (2010)
Alice é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.
O filme cumpre o que Burton sempre faz em suas produções: é uma ode ao cinema esteticamente perfeito.
01-O Estranho Mundo de Jack (1993)
Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte, mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo de festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.
Em O Estranho mundo de Jack, Tim Burton desconstrói o natal a partir de seu ponto de vista e nos apresenta um incrível universo a partir da sua imaginação. Cada pedaço de massinha dessa animação também em stop motion é perfeitamente desenhada com um estilo sombrio e musical.
"Além desses filmes citados acima Tim Burton também dirigiu curtas metragens como: The Island of Doctor Agor, Stalk of the Celery, Doctor of Doom, Luau, Vincent e Frankenweenie."
Seus trabalhos para televisão foram: Hansel and Gretel, Alfred Hitchcock Presents:The Jar e Faerie Tale Theatre:Alladin and His Wonderfull Lamp. A cinegrafia do diretor contém ainda: As Grandes Aventuras de Pee-wee, Ed Wood, Um gaiato no navio, Marte ataca! James e o Pêssego Gigante, Planeta dos Macacos, Peixe Grande e Suas Historias Maravilhosas.
O diretor esta trabalhando em mais projetos para 2012 como: Sombras da noite, Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros e Frankenweenie.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.